terça-feira, 13 de março de 2007

Acabaram-se as desculpas!!

Os produtos minimamente processados (ou Produtos de IV Gama) estão cada vez mais na moda! São frutas e hortícolas que foram descascados e/ou cortados em produtos 100% utilizáveis e embalados, para dar ao consumidor um produto fresco, saudável, cómodo e com todo o seu sabor. Podem ser hortícolas destinados ao consumo directo (ex: alface, cenoura) ou para cozinhar (ex: bróculos, espinafres).

O tempo necessário (muito!!) para elaborar refeições mais completas e a falta de experiência na manipulação deste tipo de alimentos, deixam de ser uma desculpa. Esta é uma forma de promover o aumento do consumo de frutos e produtos hortícolas nos países ocidentais.

Mas, ao contrário da maioria dos processos tecnológicos que aumentam o tempo de prateleira, o processo a que são submetidos estes produtos reduz a sua duração. A vida útil destes hortícolas varia de produto para produto (entre 7 e 20 dias), quando mantidos às condições de conservação indicadas no rótulo.
Relativamente às características nutricionais destes produtos, podem sofrer algumas perdas vitamínicas mas em quantidades mínimas que não irão pôr em causa a grande qualidade nutricional destes alimentos!
Agora cabe-vos decidir… Hortícolas frescos, Hortícolas minimamente processados ou nenhuns Hortícolas???

1 comentário:

Borgas19 disse...

estava na altura de deixar a minha marca aqui.. como praticante de desporto e atento a alimentaçao saudavel q se deve entregar ao organismo posso dizer q podemos ler variados artigos com bastante informaçao util para uma alimentaçao saudavel e equilibrada.. bom futuro pra todas!