sexta-feira, 23 de março de 2007

Miúdos com prisão de ventre são mais gordinhos??

Foi publicado na revista Pediatrics, em 2005, um interessante artigo americano que relaciona a obstipação crónica (mais conhecida como prisão de ventre) nas crianças, com a obesidade infantil.
Neste trabalho, estudaram-se 719 crianças com idades entre os 4 e os 17 anos e diagnóstico confirmado de obstipação (casos) e 930 crianças na mesma faixa etária, sem doenças crónicas que pudessem influenciar os resultados (controlo).
Os resultados mostraram uma que existe um alta prevalência de obesidade em crianças que sofrem de obstipação crónica (22%), em relação ao controlo (12%).


Sabendo que a Obesidade já é considerada por muitos a Epidemia do Séc. XXI, que o número de casos de obesidade infantil aumenta todos os dias e pinta de negro o futuro de muitas crianças, e sabendo que o aumento da ingestão de fibras e água é imprescindível para a melhoria do trânsito intestinal (diminuindo os casos de obstipação)... a solução mais óbvia, económica e eficaz parece-me que seja, não o consumo de uma data de águas “milagrosas” que têm fibras, mas sim o consumo diário de sopa no princípio das chamadas “refeições principais”.

Fonte: Dinesh S. Pashankar and Vera Loening-Baucke. Increased Prevalence of Obesity in Children With Functional Constipation Evaluated in an Academic Medical Center. Pediatrics, Sep 2005; 116: e377 - e380.

1 comentário:

Unknown disse...

este blog está muito fixe, principalmente este artigo, mostra 1 problema k no nosso dia a dia tem vindo a aumentar, e axim pode alertar certas pessoas para este problema.